Ideário
Destinatários
Cursos Profissionais de Nível IV
Jovens com idades compreendidas entre os 14 e 24 anos, detentores do 3.º Ciclo do Ensino Básico ou formação equivalente, que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho e que não excluem a hipótese de, mais tarde, prosseguirem estudos.
Cursos do Programa Reativar
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos à data do início da formação, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho e que estejam inscritos na Agência para a Qualificação e Emprego, que pretendam completar o 3.º ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário e que desejam obter uma certificação profissional.
Objetivo Geral
Formar profissionais aptos para os desafios dos contextos reais de trabalho e para o empreendedorismo, assim como cidadãos esclarecidos, participativos e disponíveis para colocarem os seus saberes e capacidades ao serviço do bem comum.
Objetivos específicos
Cursos Profissionais de Nível IV
- Promover o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais para o exercício de uma profissão:
- Privilegiar as ofertas formativas que correspondam às necessidades de trabalho locais e regionais;
- Preparar os formandos para acederem a formações pós-secundárias ou ao ensino superior, se for essa a sua vontade (ANQEP, 2017).
Cursos do Programa Reativar - Permitir a possibilidade de adquirir habilitações escolares e/ou competências profissionais, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho (ANQEP, 2017).
Missão
Formar profissionais aptos para os desafios dos contextos reais de trabalho e para o empreendedorismo, assim como cidadãos esclarecidos, participativos e disponíveis para colocarem os seus saberes e capacidades ao serviço do bem comum.
Visão
A Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo pretende distinguir-se pela qualidade da formação que ministra e pela valorização da formação pessoal e cívica que persegue.
Valores
As competências e os perfis de cada curso norteiam a atividade formativa, sendo promovidos num contexto amistoso, afável e humanizado, mas que apela simultaneamente à exigência, ao trabalho, ao empenho, à responsabilidade, à iniciativa, à cooperação, ao espírito crítico, ao respeito mútuo e à corresponsabilização dos alunos no sucesso do seu próprio processo formativo bem como à dos encarregados de educação no sucesso do percurso formativo dos seus educandos.